Destaque em evento nacional, Santa Catarina apresenta soluções sustentáveis para o setor energético
Foto: Divulgação/Semae
O Secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde, Guilherme Dallacosta, participou do LASE – Líderes Ambientais no Setor de Energia, evento de relevância internacional que reuniu, entre os dias 5 e 7 de novembro, especialistas, autoridades e empresários para discutir soluções inovadoras e sustentáveis para o setor energético. O evento, realizado em São Paulo, é uma das maiores plataformas de debate e negócios voltados para a integração entre energia e meio ambiente.
Dallacosta foi um dos participantes chave do evento, representando Santa Catarina no cenário nacional e internacional das políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à transição para uma matriz energética limpa e eficiente. “A participação de Santa Catarina neste evento é fundamental para estreitar o diálogo sobre a necessidade de políticas públicas que incentivem o uso de energias renováveis e práticas sustentáveis. A agenda do estado, que inclui uma transição energética justa, projetos de biogás, além da promoção de um desenvolvimento econômico saudável para o meio ambiente, segue alinhada com as tendências globais que estamos debatendo aqui”, afirmou o secretário.
O evento é palco para importantes discussões sobre o papel da inovação na geração e distribuição de energia, com ênfase em como tecnologias limpas podem impulsionar o crescimento econômico, sem comprometer o meio ambiente. O secretário de meio ambiente de SC destacou que a transição energética é uma prioridade para o estado e ressaltou a importância da colaboração entre diferentes esferas do governo e da iniciativa privada para alcançar as metas de descarbonização. “Lançamos em maio o primeiro plano estadual do país que busca uma transição energética justa com foco nas pessoas e no meio ambiente”, relembrou Dallacosta.
Durante o LASE, Dallacosta compartilhou com os participantes as experiências bem-sucedidas do estado e destacou os avanços na criação de um modelo energético mais sustentável e inclusivo. “O nosso compromisso é claro: incentivar soluções que garantam a segurança energética, ao mesmo tempo em que preservamos nosso meio ambiente para as futuras gerações”, concluiu o secretário.
Santa Catarina: Exemplo de Compromisso com a Sustentabilidade Energética
Santa Catarina tem se destacado nas discussões sobre sustentabilidade, com avanços significativos na adoção de energias renováveis. O estado lidera, por exemplo, o uso de energia solar fotovoltaica no Brasil, com crescente instalação de painéis solares em residências, empresas e áreas rurais. O governo catarinense também tem investido na capacitação de profissionais para a expansão dessas tecnologias e na elaboração de políticas públicas que incentivam o uso de energias limpas, criando um ambiente favorável para o desenvolvimento da economia verde.
O LASE
O LASE 2024 tem como foco a sustentabilidade, inovação e a transição energética, reunindo líderes do setor público e privado para compartilhar experiências, apresentar novas tecnologias e discutir as políticas que moldarão o futuro energético do Brasil e do mundo. Durante os três dias de programação, o encontro promove palestras, painéis e workshops sobre temas como fontes renováveis de energia, economia circular e a importância da descarbonização no combate às mudanças climáticas.
Com uma programação repleta de conteúdos inovadores, o LASE 2024 também conta com uma feira de negócios que expõe as mais recentes inovações tecnológicas no setor de energia. As soluções apresentadas abrangem desde novas formas de geração de energia renovável até tecnologias de armazenamento e gestão inteligente de energia. O evento também serve para fortalecer o networking entre empresas e instituições que trabalham pela transição para uma economia de baixo carbono.
Além das palestras e debates, o evento tem como um de seus principais objetivos o incentivo à adoção de tecnologias verdes e soluções que alavanquem a economia sustentável, especialmente nos países da América Latina. O Brasil, como um dos maiores mercados de energia da região, tem se mostrado um pólo de inovações tecnológicas, com crescente investimento em energias renováveis, como solar e eólica.
A programação completa do evento está no link .
Deixe um comentário