Agosto Verde Claro: encontro realizado pela Dibea estadual promove trocas entre municípios sobre zoonoses

Fotos: Divulgação / Semae

Representantes de municípios de várias regiões de Santa Catarina participaram nesta terça-feira, 27, do encontro em prol da Campanha Agosto Verde Claro, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde, por meio da Diretoria de Bem Estar Animal Estadual (Dibea). A Campanha tem o propósito de incentivar ações educativas, discussões e eventos relacionados às políticas públicas de vigilância e controle da Leishmaniose. Além desta temática, também foram abordadas durante o encontro outras doenças transmitidas entre animais e humanos, bem como prevenção e tratamento.

Este foi o primeiro evento promovido pela Diretoria de Bem Estar Animal Estadual, e segundo a diretora Fabricia Costa, o objetivo principal foi alcançado. “O encontro foi super proveitoso. Conseguimos levar informação atualizada e de qualidade para os gestores municipais. Além disso, provocamos a reflexão para que esses municípios começassem a pensar em ações de prevenção. Falamos ainda sobre a importância de ter um controle populacional dos animais e das cidades terem diretorias de bem estar municipais”, ressaltou a diretora.

Para os participantes do encontro, as discussões foram bastante proveitosas. “Esse evento é muito importante para a gente dividir as nossas experiências e principalmente as nossas angustias, pra tentar resolver esses problemas vendo as experiências dos outros”, ressaltou a médica veterinária da Vigilância Epidemiológica de Balneário Camboriú, Helena Claudino, participante do encontro.

Após as palestras ministradas por professores pesquisadores da UFSC e funcionários do Centro de Zoonoses da Capital, os representantes dos municípios tinham espaço para fazer perguntas e tirar suas dúvidas sobre os temas.

“Eu acho que essas iniciativas são muito válidas. Primeiro pela troca de experiências fantásticas, já que conseguimos ver o que os outros municípios estão fazendo. E segundo que os temas em debates são urgentes. Falamos de Leishmaniose e Esporotricose, duas zoonoses emergentes que estão cada vez mais aumentando o numero de casos e animais e humanos, então é extremamente válido e importante pra saúde pública esse debate”, comentou a médica veterinária das prefeituras de Itajaí e Bombinhas, Andrea Diedrich Porto, que também participou do encontro representando as duas cidades.

Sobre o Agosto Verde Claro

Essa campanha é dedicada à conscientização e prevenção da Leishmaniose. A enfermidade é considerada uma zoonose, uma vez que os cães são os principais reservatórios e ela é transmitida a outros animais e humanos pela picada dos mosquitos infectados. É importante ressaltar que a transmissão só ocorre por meio da picada do mosquito infectado, e não por contato direto com animais ou pessoas doentes.

Na Semana Nacional de Controle e Combate às Leishmanioses, estabelecida por meio da Lei nº 12.604/2012, o Ministério da Saúde reforça a importância da prevenção destas e outras doenças infecciosas que afetam seres humanos e animais. Por isso a Semae e a Dibea estadual realizaram este evento com o propósito de é incentivar iniciativas educativas, discussões e outros eventos relacionados às políticas públicas de vigilância e controle da Leishmaniose, respaldar as atividades de prevenção e disseminar os avanços científicos e técnicos associados ao enfrentamento da Leishmaniose.