Semae fortalece grupo de trabalho com ICMBIO para a gestão territorial no entorno da APA da Baleia Franca
Na terça-feira (9), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde de Santa Catarina (Semae), esteve no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Brasília, para discutir sobre a Regularização Fundiária Urbana (Reurb) na Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca. O núcleo que a secretaria faz parte tem como objetivo analisar e contribuir para as políticas públicas de Santa Catarina no entorno de unidades de conservação.
Por meio do grupo de trabalho, o estado vai trabalhar junto ao Instituto para as melhores tratativas em relação às residências localizadas na APA da Baleia Franca e também às questões ambientais. “Estamos fortalecendo essa aproximação e reativamos esse grupo para que sejam tomadas as melhores e mais assertivas decisões tanto no âmbito ambiental, quanto social e econômico, pois envolvem residências nas áreas”, enfatizou o secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde de SC, Ricardo Guidi.
A APA envolve 10 municípios, sendo Balneário Rincão, Florianópolis, Garopaba, Içara, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Palhoça, Paulo Lopes e Tubarão, em que centenas de famílias residem. Ao todo, são 130 km de costa, com 156 mil hectares.
O encontro híbrido contou com prefeitos da região do Sul de SC, deputados federais Daniel Freitas e Geovania de Sá, além de representantes da Associação Municípios Região de Laguna (AMUREL), da APA e da secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
Deixe um comentário